11 dicas para melhorar o seu planejamento tributário
Publicado em

Se você é dono de uma empresa, sabe o quão complicado é lidar com a parte fiscal. Afinal, são vários impostos e contas de todos os tipos para pagar no decorrer do ano. Mas não precisa se preocupar! Com um bom planejamento tributário, você e a sua empresa conseguem colocar os débitos em dia e lidar melhor com a tributação.
Pensando nisso, vamos compartilhar algumas dicas simples para uma gestão fiscal mais eficiente. Continue com a gente e confira as 11 dicas que separamos para o ajudar com o seu planejamento tributário. Boa leitura!
1. Elabore um planejamento tributário
Um bom planejamento tributário faz toda a diferença nas finanças da sua empresa. Isso significa compreender, de fato, quais impostos são devidos e como é viável otimizar esses pagamentos.
Por exemplo, é importante entender os diferentes regimes tributários disponíveis e selecionar o mais apropriado para o seu negócio, levando em conta aspectos como faturamento, natureza da atividade e margem de lucro.
Pensando em trazer mais conhecimentos, trouxemos este guia sobre a reforma tributária para você compreender as mudanças, os objetivos e os impactos. Leia mais!

2. Acesse programas de benefícios fiscais
O governo oferece programas de incentivo fiscal para empresas que atuam em determinados setores ou regiões. Eles podem incluir redução de impostos, isenções fiscais e créditos tributários.
Por exemplo, participar de programas voltados para a população, como cultura, esporte, educação e outros, ajudam a reduzir certos impostos ou até mesmo conseguir a isenção de alguns. Atente-se nessas oportunidades para reduzir a carga tributária da sua empresa.
3. Terceirize atividades
Terceirizar algumas atividades ajuda a reduzir custos e a otimizar processos, principalmente, na área contábil e fiscal. Contratar uma empresa especializada em contabilidade garante que suas obrigações fiscais sejam cumpridas de forma eficiente e dentro da legislação vigente.
4. Reduza o seu pró-labore
O pró-labore é a remuneração dos sócios ou dos administradores da empresa. Reduzir essa despesa pode aliviar a carga tributária, já que o pró-labore é considerado uma despesa dedutível para efeito de imposto de renda. Uma alternativa é utilizar a divisão de lucros para o pagamento, já que não sofre taxação.

5. Acompanhe os calendários de pagamento de tributos
Não deixe os pagamentos de impostos para última hora. Mantenha-se atualizado sobre os prazos de vencimento e evite multas e juros por atraso no pagamento. Um bom controle financeiro é fundamental para garantir que todos os tributos sejam pagos dentro do prazo estabelecido.
6. Não misture contas pessoais e contas da empresa
Manter as contas pessoais e as contas da empresa separadas é fundamental para uma gestão financeira eficiente. Evite misturar despesas pessoais com as da empresa, pois isso pode dificultar o controle financeiro e gerar problemas na hora de calcular os impostos devidos. O ideal é cada um ter um salário fixo e tirar apenas aquilo durante o mês.
7. Faça todos os pagamentos em dia
Além de evitar multas e juros por atraso, manter os pagamentos de impostos em dia contribui para uma boa reputação junto aos órgãos fiscais. Isso é importante em caso de fiscalizações ou auditorias, quando o histórico de pagamentos pode ser avaliado pelas autoridades fiscais.

8. Pratique a elisão fiscal
A elisão fiscal é o emprego de estratégias legais para diminuir a carga tributária da empresa. Isso envolve aproveitar incentivos fiscais, planejar investimentos para reduzir a incidência de impostos e utilizar estruturas societárias que proporcionem uma tributação mais favorável. Lembrando que essa é uma prática legítima e aceita, mas é preciso que seja feita sempre perante a lei.
9. Priorize os fornecedores do estado da empresa
Comprar de fornecedores locais pode gerar benefícios fiscais, como a redução do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços), além de contribuir para o desenvolvimento da economia local. Procure estabelecer parcerias com fornecedores no estado sempre que possível.
10. Conte com uma assessoria contábil
Uma assessoria contábil qualificada pode ser a sua grande aliada na hora de lidar com questões fiscais mais complexas. Contratar profissionais especializados em contabilidade e tributação garante que a sua empresa esteja sempre conforme a legislação e aproveite ao máximo os benefícios fiscais disponíveis.

11. Escolha um bom sistema de nota fiscal
Investir em um sistema de emissão de notas fiscais eficiente facilita muito a rotina da sua empresa, garantindo conformidade com as obrigações fiscais e agilidade nos processos de emissão e envio de documentos fiscais.
Para isso, você pode contar com a Treeunfe, uma empresa especializada em emissão de notas fiscais. Por aqui, você encontra emissores para produtos e até para transportes, confira as nossas soluções:
Além de várias soluções, você se depara com um sistema simples, intuitivo e fácil de utilizar na rotina da sua empresa. Todos possuem os campos necessários para preencher as informações de produtos ou afins.
type: embedded-entry-inline id: 1Dk5ucv0mBzIZWc5tEM4G5
Esperamos que essas dicas tenham sido úteis para você. Se quiser saber mais sobre documentos fiscais e gestão tributária, navegue pelo nosso blog para encontrar mais conteúdos relevantes. Estamos aqui para ajudar a sua empresa a prosperar!